sexta-feira, 30 de julho de 2010

EntrePontos impulsiona Quixadá a seguir nas entrelinhas musicais


Quixadá foi a terceira das quatro cidades cearenses escolhidas para sediar no período de 30 de junho a 06 de agosto, o Projeto EntrePontos – Programa Integrado de Desenvolvimento para os Profissionais da Música do Ceará, que consiste em uma prévia da Feira da Música de Fortaleza. É uma realização da ProDisc e conta com a parceria da Rede Ceará de Música (Rede Cem), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) e SEBRAE/CE.

O EntrePontos tem como objetivo levar capacitação em negócios da música para o interior do estado. O Projeto busca contribuir para a profissionalização dos atores envolvidos nos empreendimentos musicais, semeando a proposta de APL – Arranjos Produtivos Locais, que defende que pequenas empresas são mais efetivas enquanto coletivos que individualizadas.

A idéia é estabelecer negócios sustentáveis no interior do Ceará, que produzam e promovam cultura no cenário local e que se interliguem como uma rede a outros núcleos, como feiras e festivais alternativos de todo o país, fortalecendo-se. Essa estratégia fundamenta o argumento de que é possível viver de musica e fazer dela uma profissão. É com esse espírito que o programa chega para motivar a cadeia musical local.

As atividades em Quixadá aconteceram no período de 21 á 24 de Julho na sede do Centro Cultural Rachel de Queiroz e contou com a participação de cerca de 40 pessoas, dentre elas músicos, compositores, produtores e demais profissionais interessados em se envolver em empreendimentos musicais.

A qualificação se deu através de palestras, troca de experiências e organização em três grupos de trabalho – GTs: GT Comunicação; GT Produção e Gestão de Carreira; Direção e Técnica de Palco e Eventos. Depois de identificados os potenciais e definidos os papéis nos GTs, foi chegado o momento de pôr em prática as teorias e organizar o evento, afinal o que todo mundo quer é botar seu bloco na rua, vamos ao show…

O SHOW

É hora da festa. A Fundação Cultural Rachel de Queiroz abriu suas portas para acolher no ultimo sábado (24), à noite, os amantes do bom e velho Rock `n` Roll, por ocasião do encerramento da primeira edição do projeto EntrePontos em Quixadá (CE).
Confirmando a expectativa, o público presente ocupou todo o espaço da Fundação reservado para a realização do show. A maioria eram adultos jovens, mas foi notória a presença de várias crianças e adolescentes, enriquecendo o cenário.

Estrutura montada, público presente e ansioso pelo início das apresentações, coube aos cerimonialistas Hottom e Diná Matias (impecáveis na “beca”), dar as boas vindas aos presentes e informar que os membros da Contato Imediato, banda que deveria abrir o evento, não haviam comparecido até aquele momento.

A noite teve início com a apresentação especial dos guitarristas Robério Lima e Jhonatas Matias. Onde todos puderam conferir a bela união da experiência técnica do primeiro à jovem emoção do segundo, através da instrumentalização de canções de George Hanrrison, e uma composição da autoria de Robério, denominada Momentos.

Em seguida houve a apresentação da Banda que melhor expressa o termo globalização, afinal se tratam de cinco brasileiros, nordestinos, cearenses, quixadaenses, que compõem canções em inglês e cujo nome alemão Seele significa “alma”. E alma certamente não faltou a esses jovens músicos, que entraram no palco elevando a energia da galera.
As seis canções apresentadas pela jovem banda, corroboraram o talento e a vontade local de se fazer música boa e de qualidade. Foi com uma competente apresentação que a Seele fez o papel de anfitriã para a Clamus, banda de Fortaleza-CE, convidada para abrilhantar o evento.

A Clamus é uma banda cearense de Trash/Death Metal e foi a grande atração da noite.
A banda com todo gás, maturidade musical e profissionalismo agitou o público. Quem foi a Fundação Cultural aquela noite, pôde presenciar e ver uma galera, os “camisas pretas”; pulando; “batendo cabeça” e abrindo a famosa roda de pogo, aquela dança “violenta” comum em shows de metal, punk ou hardcore. Se Dói? Não saberíamos dizer, mas as expressões faciais eram de êxtase puro.

Deve ter passado na cabeça de algum desses meninos/homens, a lembrança dos anos em que as noticias do mundo do Rock chegavam através de zines, revistas, fitas e havia troca de todo esse material. Nos parece tempos mais poéticos esses, mas hoje muita coisa mudou, chegou a internet e toda a facilidade que ela trouxe, mas o que não mudou jamais foi a alegria de curtir um bom show de metal.

Acreditamos que a Clamus; assim como a organização do EntrePontos; deixa Quixadá-CE, a capital nordestina da ufologia, com a certeza de que aqui é possível encontrar vida inteligente.
E aos quixadaenses que viveram o programa ficou a meta de pôr em pratica as palavras dos facilitadores, especialmente as de Marcus Vinicius que dizem que “o impossível é somente aquilo que ainda não se consegue ver”. O desafio foi lançado. Agora é a hora de se fazer o dever de casa.

Por Natália Braga e Lídia Barros do blog http://domquixarte.wordpress.com/