segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Começa o primeiro Entrepontos de 2011 no Cuca da Barra do Ceará

Turma inscrita no Entrepontos do Cuca da Barra do Ceará (Foto por Cleyton de Paula)

O Entrepontos - ação de formação prévia à realização da Feira da Música de Fortaleza - teve início em 2011 com o primeiro encontro realizado na capital cearense. Na sede do Cuca da Barra do Ceará (zona oeste fortalezense), cerca de 50 oficineiros inscritos se reúnem desde a última sexta (11) com os facilitadores. Com dois dias de preparação e estímulo para as oficinas, a abertura trouxe discussões ampliadas sobre economia da cultura, produção cultural coletiva, arranjos produtivos locais e modelos de redes colaborativas (a exemplo, sobretudo, do Circuito Fora do Eixo).

Marcus Franchi e a turma do Entrepontos Cuca no primeiro dia (Foto por Cleyton de Paula)

"Discussões ampliadas", já que desta vez o encontro tem um calendário de atividades extenso, se comparado à programação dos Entrepontos anteriores, realizados no interior do Estado em 2010. Ou seja: mais tempo para turmas e facilitadores trabalharem teoria e prática. Além do estímulo inicial, conduzido por Marcus Franchi (Fora do Eixo Brasília - DF) e Ivan Ferraro (RedeCem/Prodisc - CE), o curso segue a partir desta terça (15) com a abertura das oficinas de Técnicas de Palco e Montagem de Estrutura (com Fernando Figueiredo e Chicão - CE); Noções de Comunicação na Produção Cultural (com Felipe Gurgel - CE); e Produção Cultural e Gestão de Carreiras (Lucas Gurgel e Thaís Andrade - CE).

O exercício final do curso envolve a organização da quarta edição do Grito Rock Fortaleza, evento local associado ao Grito Rock América Latina - o maior festival de música integrado do continente, realizado anualmente antes, durante e após o período carnavalesco. Na capital cearense, o Grito acontecerá no Cuca Che Guevara, dia 4 de março. Confira o calendário do Entrepontos, das oficinas à realização do festival:

15 a 19 de fevereiro – Realização das oficinas, palestras e planejamento para o laboratório prático. No dia 17 de fevereiro (quinta), haverá uma visita guiada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A visita é parte da programação das oficinas

24 de fevereiro e 3 de março – Reuniões para acompanhamento das atividades do laboratório

4 de março – Finalização do laboratório com a realização do festival Grito Rock no Cuca Che Guevara

De hoje até o término do encontro entre facilitadores e oficineiros, no próximo dia 19 de fevereiro (sábado que vem), acompanhe a cobertura fotográfica do Entrepontos neste blog.