terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Turma do Entrepontos Cuca parte para realização do Grito Rock Fortaleza

Com o término das oficinas no último sábado (19), o ciclo do Entrepontos do Cuca continua. As três turmas agora estão responsáveis pela organização da quarta edição do Grito Rock em Fortaleza. O Grito é um festival que reúne, em 2011, mais de 130 cidades do Brasil e da América Latina integradas na realização – antes, durante e após o período carnavalesco. A “perna” fortalezense acontece no próximo dia 4 de março (sexta, véspera de Carnaval), no próprio Cuca da Barra do Ceará.

Além do aprendizado teórico-prático das oficinas de Comunicação, Produção e Técnica, os participantes assistiram palestras com relatos de experiências e ampliaram suas noções de economia da cultura e de trabalho coletivo. Os argumentos compartilhados tiveram ênfase na trajetória do Circuito Fora do Eixo. Inclusive, parte dos articuladores nacionais do Fora do Eixo conheceram a dinâmica do Entrepontos, já que estavam em Fortaleza acompanhando o Encontro Nacional da CUFA (também encerrado no último sábado, dia 19).

Agora, as turmas têm o desafio de conseguir levantar a realização do Grito Rock a partir de princípios de sustentabilidade e uso de novas tecnologias de comunicação, como a lista de emails do grupo, batizada de “Arte Entre Cucas”. Como referência de evento trabalhado coletivamente, alguns participantes tiveram como acompanhar, enquanto público, a realização da Noite Fora do Eixo na Sabiaguaba, na última sexta (18).

O tempo é curto e o trabalho precisa correr, tanto que a presença virtual do festival já começou a ganhar corpo desde este último domingo (20). Siga o twitter do Grito Rock Fortaleza: @gritorockfort. E adicione o festival no Facebook.

Confira o que falta para o término das atividades do primeiro Entrepontos de 2011:

24 de fevereiro e 3 de março – Reuniões para acompanhamento das atividades do laboratório de organização do Grito Rock Fortaleza

4 de março – Finalização do laboratório com a realização do festival Grito Rock no Cuca Che Guevara